top of page

Automação para plenários: Tibagi moderniza com Promic

Atualizado: 19 de mar.

Câmara Municipal de Tibagi revela sua experiência após a modernização audiovisual com Promic, sistema de automação para plenários.


Frente da sala plenária de Tibagi
Câmara Municipal de Tibagi inova com sistema Promic.

Sessões transparentes são o alicerce da confiança entre as casas legislativas e os cidadãos. Sempre buscando seguir essa premissa, a Câmara Municipal de Tibagi, cidade localizada na região dos Campos Gerais do Paraná, decidiu superar os desafios que enfrentava quanto à transmissão de suas sessões e audiências. No segundo semestre de 2023, Tibagi instalou o mais completo sistema de gerenciamento técnico de áudio, vídeo e transmissão ao vivo para plenários e salas de reunião: o Promic. Segundo Helmut Mehret, servidor da Câmara Municipal de Tibagi, o sistema utilizado até o primeiro semestre de 2023 (antes da mudança para o Promic) comportava uma tecnologia defasada, de 2006, que não proporcionava uma experiência audiovisual satisfatória aos cidadãos que acompanhavam as sessões.


Vista aérea de Tibagi, cidade do Paraná/BR.
Tibagi é a cidade do Diamante e dos ambientes paisagísticos.

Além disso, o sistema antigo dificultava a divulgação eficaz do trabalho legislativo, comprometendo a transparência pública e a aproximação entre a câmara e os cidadãos. Para mudar esse cenário, Tibagi buscou por um sistema completo, capaz de proporcionar soluções de comunicação para o setor público, fazer automação para plenário ou sala plenária, e integrar os seguintes recursos para as sessões:

  • Automação Audiovisual (Áudio Profissional e Vídeo Profissional);

  • Sistema de Votação Eletrônica para Plenário;

  • Transmissão ao Vivo;

  • Informações em Tempo Real;

  • Arquivos e Relatórios. 


Por atender todos os objetivos e requisitos, a equipe Riole realizou a instalação de seu sistema de automação para plenários, o Promic, na sala plenária da Câmara Municipal no segundo semestre de 2023.

Fundo da sala plenária de Tibagi
Plenário da Câmara Municipal de Tibagi/PR com Promic | Riole.

Desde então, câmeras automatizadas (também conhecidas como câmeras PTZ ou câmeras robóticas) e microfones inteligentes proporcionam qualidade excepcional de áudio e vídeo para os compromissos legislativos. As sessões, audiências e demais reuniões são mais dinâmicas, com maior público e têm transparência de informações ampliada. Saiba mais: Qual é o melhor microfone para plenário? Sem dúvidas, essa inovação não só facilita o controle da sessão pelo presidente da casa, como também melhora a experiência dos cidadãos espectadores. Imagine-se como um tibagiense que assiste à sessão da Câmara pelo celular: a cada fala de um vereador, a câmera robótica para transmissão ao vivo o enquadra. Enquanto seu áudio e vídeo são transmitidos, as informações de nome, partido e em qual parte da sessão ele está aparecem junto à transmissão. A interpretação em Libras, do que está sendo falado, aparece no canto direito da tela. Se a fala do parlamentar for cronometrada, o temporizador também aparece na tela e o microfone é desligado ao final do tempo de palavra. Como cidadão, você percebe que a sessão é organizada, com áudio e vídeo de ponta e transmite todas as informações que você precisa saber sobre a sessão e discussões da Câmara, não é mesmo?

Agora, descubra o que a Câmara Municipal de Tibagi/PR pensa sobre a modernização da Casa Legislativa e das sessões com Promic:


"Como uma das pessoas que operam o sistema Promic, percebo que a sua dinamicidade e intuitividade facilitaram a adaptação de todos, tanto da equipe administrativa quanto dos vereadores. A condução do atendimento, instalação e suporte contínuo da Riole é excepcional.” Helmut Mehret - Servidor da Câmara Municipal de Tibagi/PR

Além dos benefícios de áudio, vídeo e transmissão, o Promic trouxe para a Câmara a praticidade do painel eletrônico e do sistema de votação. Isso porque, durante as decisões, os votos são computados em tempo real. Ao final da sessão, a presidência tem acesso a relatórios e arquivos deste compromisso. Ou seja, todos saem ganhando: tanto os cidadãos tibagienses, que têm acesso às informações de forma mais transparente e dinâmica, quanto os legisladores, que tem seu trabalho otimizado e ampliado.

"Nosso foco era melhorar a experiência do público durante as sessões, aumentar a transparência do nosso trabalho e atrair mais cidadãos nos compromissos da Câmara. Conseguimos atingir esses objetivos com sucesso, e os resultados têm sido muito positivos. Recomendo!" Eduardo Torres de Oliveira - Então Presidente da Câmara Municipal de Tibagi na gestão 2023 e, atualmente, segundo secretário da gestão 2024

Lateral da sala plenária de Tibagi
Plenário da Câmara Municipal de Tibagi/PR com Promic | Riole.

Como resultado, o plenário inteligente de Tibagi tem garantido maior destaque ao trabalho realizado pela Casa, e maior protagonismo aos vereadores, ao transmitir sessões plenárias ao vivo no YouTube, Facebook e Site da Câmara, com ementas, projetos e votações discutidas em tempo real e disponibilizadas como gravação posteriormente.


Assim como Tibagi, outras câmaras municipais estão aproximando-se ainda mais dos cidadãos e ampliando o alcance de suas sessões, com maior transparência, através do Promic. Confira quais são as câmaras municipais que usam o Promic, software de gerenciamento de sessões plenárias:

  • Torres/RS;

  • Foz do Iguaçu/PR;

  • Realeza/PR;

  • Colombo/PR;

  • Pinhais/PR;

  • Quatro Barras/PR;

  • Campo Largo/PR;

  • Santana do Itararé/PR;

  • Fazenda Rio Grande/PR;

  • Irati/PR;

  • São Jerônimo da Serra/PR;

  • Engenheiro Coelho/SP;

  • São Roque/SP;

  • Colorado/PR;

  • Mogi Mirim/SP;

  • São Gonçalo do Rio Abaixo/MG;

  • Poços de Caldas/MG;

  • Araxá/MG;

  • Recife/PE.

Saiba mais sobre o Promic

O Promic é o mais completo sistema de gerenciamento técnico e automação de plenários e salas de reunião. Amplamente utilizado em câmaras municipais, assembleias legislativas, tribunais de justiça e conselhos profissionais, é uma tecnologia 100% nacional e produzida por uma indústria genuinamente brasileira: a Riole. Essa inovação da Riole garante áudio e vídeo de alta qualidade, transmissão ao vivo, gravação das sessões, painéis eletrônicos com informações em tempo real, inserção de pauta e ementas, emissão de atas e relatórios, entre outros recursos de ponta que otimizam os compromissos legislativos, ampliam o acesso da população ao trabalho parlamentar e amplificam a transparência pública de todas as decisões da Casa. Quer saber de forma rápida como esses recursos funcionam? Assista este vídeo de apenas 3 minutos:

De fato, o Promic oferece o que não pode faltar em um plenário, conselho, assembleia e tribunal. Acesse os tópicos abaixo e saiba mais sobre os recursos inovadores deste sistema de gerenciamento de sessão:

Você já conhecia o Promic?

  • Sim

  • Não



Esclareça suas dúvidas com a nossa equipe!

Nossa equipe de especialistas está à disposição para conversar com você sobre o sistema de automação de plenários e salas de reunião Promic. Aproveite e entre em contato conosco agora mesmo pelo WhatsApp ao acessar o banner abaixo:



Um produto Riole

A Riole é uma indústria especializada em produtos e sistemas de áudio e vídeo, que oferece soluções exclusivas de comunicação para o setor industrial, gerenciamento técnico de áudio e vídeo para plenários legislativos, tribunais e conselhos, equipamentos de tradução simultânea para eventos multilíngues, além de acessibilidade para salas de cinema.


Tem como principal compromisso a inovação e o desenvolvimento de soluções para melhorar a vida das pessoas e a sociedade como um todo.


Com sede em Colombo, região metropolitana de Curitiba/PR, a Riole é referência internacional há mais de 40 anos.


Quer saber mais detalhes do Promic? Envie-nos uma mensagem com as suas dúvidas ou peça um orçamento agora mesmo:



Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page